Impulsionados pelo retorno de grandes eventos, os investimentos publicitários no Brasil atingiram a expressiva marca de R$ 36,7 bilhões em 2023, revela o estudo Cenp – Meios de Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp). Esse número representa um aumento notável de 10% nos gastos com mídia em comparação ao ano anterior, conforme apontado pela pesquisa Kantar Ibope Media.
Na equipe de sucesso do cliente da Tupiniquim, agência de marketing digital, Roberto Taroco, explica como isso afeta diretamente a tomada de decisões.
“Observamos uma preferência maior por canais de mensagens diretas, como o WhatsApp, no atendimento ao cliente, afetando estratégias que envolvem atendimento automatizado. Outro ponto que poderíamos citar é a tendência na utilização de inteligência artificial em campanhas e estratégias de conteúdo”, afirma.
Esse aumento é atribuído ao término das emergências sanitárias e ao retorno de eventos de grande porte, como o Carnaval de rua e a Black Friday, impulsionando positivamente o mercado publicitário. Ao analisar por setores, nota-se que as indústrias relacionadas ao deslocamento e a exposição foram os principais impulsionadores desse crescimento, beneficiadas pelo retorno das atividades presenciais.
O cenário revela um mercado publicitário dinâmico e adaptável, pronto para se reinventar diante das mudanças no ambiente comercial e social. O segmento automotivo cresceu em média 52%, bebidas tiveram um crescimento de 42%, e beleza 34%, se destacando significativamente.
Além disso, o estudo destaca que o formato de vídeo absorveu mais da metade do orçamento destinado à mídia. Durante o período examinado pela Kantar Ibope Media, 55% dos recursos foram alocados para esse formato, abrangendo cinemas, canais digitais e TV aberta/paga.
Essa constatação não apenas revela as preferências dos espectadores em relação aos canais tradicionais, mas também indica uma notável expansão de outros formatos. Atualmente, embora a TV ainda receba a maioria do tempo dedicado à mídia, ela não exerce mais um domínio absoluto sobre a rotina do público brasileiro.
Impactos na publicidade e comportamento do consumidor
O cenário atual do marketing digital reflete uma mudança significativa no comportamento do consumidor. À medida que as pessoas se tornam mais familiarizadas e adeptas a aplicativos, compras online e redes sociais, também se tornam mais resistentes às mensagens publicitárias em diversos canais, como anúncios, posts e e-mails.
A pesquisa “Digital AdSpend 2023 H1”, conduzida pelo IAB Brasil em colaboração com a Kantar Ibope Media, ofereceu uma análise abrangente dos investimentos primários em publicidade online no Brasil, durante o primeiro semestre do ano.
Entre janeiro e junho de 2023, foi observado um notável crescimento de 11% nos gastos com publicidade digital em comparação ao mesmo período do ano anterior, totalizando um movimento de R$ 16,4 bilhões no mercado brasileiro.
Esse crescimento destaca a contínua relevância e vigor do setor de publicidade digital no cenário nacional. Isso se reflete diariamente nas agências de publicidade, principalmente nos canais de vídeo e áudio.“Incentivamos clientes a criar vídeos para campanhas; o público prefere esse formato. Apoiamos com roteiro, estratégia e ideias”, afirma Roberto, da equipe de Sucesso do Cliente da Tupiniquim.
No contexto atual, a transformação digital não é apenas uma opção, mas uma necessidade urgente para as empresas brasileiras. É notável que quase metade delas já esteja em pleno processo de implementação de estratégias voltadas para essa conversão.
Esse movimento estratégico tem como principal objetivo adaptar os negócios a uma nova realidade, na qual o cliente desempenha um papel ainda mais central. É importante ressaltar que esse novo paradigma não implica em um afastamento da tecnologia, mas sim em uma convivência harmoniosa entre o digital e o presencial.
Uma pesquisa recente da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza que a tecnologia mantém uma influência notável no cotidiano das pessoas, mesmo em meio à retomada das experiências físicas. Isso evidencia a integração efetiva entre esses dois universos, demonstrando que um não exclui o outro, mas sim se complementam.
Expectativas para o investimento em mídia digital no fim de 2023
Apesar da queda nos investimentos nos primeiros seis meses de 2023, é possível notar um cenário mais promissor para o segundo semestre do ano. De acordo com o instituto IAB Brasil, datas comerciais relevantes para o varejo devem impulsionar os negócios nos últimos meses do ano.
Um sinal dessa recuperação é a constatação de que o segundo trimestre do ano apresentou um desempenho superior em comparação com o primeiro. Os meses de abril, maio e junho registraram um aumento de 3% nas compras de mídia em relação aos primeiros três meses do ano.
A previsão de manutenção ou aumento do investimento em publicidade digital para o próximo ano sublinha a continuação da relevância deste meio. Portanto, para os empreendedores, esta análise oferece orientação para decisões estratégicas, destacando a importância de adotar uma abordagem mais digital e explorar os canais e formatos preferidos pelo público para alcançar o crescimento e o sucesso nos negócios.